Email : Senha :
Notícia
Hotéis ambientalmente amigáveis são mais rentáveis (15/06/2012)
Hotéis na Espanha que têm certificação ambiental são mais rentáveis do que aqueles que não a tem, segundo um novo estudo do Centro de Pesquisa sobre Hospitalidade (Center for Hospitality Research - CHR) da Universidade de Cornell.

O estudo constatou que, dos mais de 2.000 hotéis espanhóis pesquisados, aqueles que adotaram a norma ambiental internacional ISO 14001 registraram vendas mais significativas e lucrativas do que aqueles que não tinham. Além disso, hotéis certificados localizados na cidade e na praia tiveram um desempenho considerável.

O trabalho tem implicações importantes, uma vez que a Espanha é o segundo destino turístico mais popular do mundo depois da França. Este trabalho comprova que a adoção de programas ambientais melhora o desempenho dos hotéis e que a implementação da ISO 14001 é válida para os hotéis - algo que a maioria dos hoteleiros anteriormente sentia de maneira informal.

Isto explica porque o número de hotéis certificados é crescente e também porque alguns dos hotéis mais importantes estão adotando a certificação ISO 14001 em todos os seus estabelecimentos, especialmente na Europa.

Para o estudo, os autores entrevistaram 2.082 hotéis na Espanha, que haviam recebido três estrelas ou mais. Eles analisaram os status de certificação em relação às normas ISO dos hotéis, indicadores de desempenho, tais como vendas líquidas, e potenciais fatores moderadores, tais como tamanho da empresa e do segmento de mercado em que o hotel opera.

No Brasil, existem atualmente duas normas sobre esse assunto: a ABNT NBR 15401:2006 - Meios de hospedagem - Sistema de gestão da sustentabilidade – Requisito e a ABNT NBR 15333:2007 - Meios de hospedagem - Sistema de gestão da sustentabilidade - Requisitos de competências para auditores. Estas normas foram elaboradas no Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-54) pela Comissão de Estudo de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem (ABNT/CE-54:004.01), a qual irá iniciar o processo de revisão da ABNT NBR 15401:2006 este ano.

O relatório citado nesta matéria está disponível em:
http://www.hotelschool.cornell.edu/research/chr/pubs/reports/abstract-15959.html

Fonte utilizada na matéria: [http://www.news.cornell.edu/stories/Feb12/EcoHotels.html]